Gamificação: Mecânica, Estética, História e Tecnologia – Parte II

Num dos meus últimos posts falei da relevância da História na criação de um jogo, seja ele para gamificar um site, criar realmente um jogo ou uma aplicação para um smartphone, tablet ou pc. Hoje irei abordar a Mecânica do Jogo.

chess O que é a Mecânica do Jogo? A mecânica do Jogo são as regras, surpresas, caminhos possiveis, acções, objectivos de vitória, ganhar vidas, conquistar, etc que vemos num jogo. São as restricções e ao mesmo tempo o nosso playground, ou seja, o espaço onde decorre o jogo segundo um conjunto de “regras”. Um exemplo simples: Xadrez! As regras são claras: pode ser jogado por 2 jogadores, um com peças brancas outro com as pretas. Cada jogador tem um conjunto de peças que se movem sob determinadas regras (num tabuleiro de 64 casas brancas e petras), e os seus próprios movimentos por vezes estão constrangidos à posição de outras peças (um peça não se pode mover se isso matar o seu próprio rei), do adversário ou da própria Estética(casas brancas e pretas. Num posto futuro falarei sobre a Estética do Jogo) do tabuleiro. O objectivo é ou dar mate ao rei adversário ou empatar quando não é possivel a vitória.bookstore

Um outro exemplo fora do âmbito dos jogos puros poderá ser um web site. Uma estratégia para atrair utilizadores a um site gamificado (ou não) é recompensa-los quando estes recomendam alguém e essa pessoa volta ao site. Esta estratégia é por exemplo usada pela Dropbox, que oferece mais X GBytes de espaço quando alguém vem por convite e mais ainda se essa pessoa comprar mais espaço. Vamos supor que o site é sobre compras de livros digitais, também serve para outros produtos, e estou quase a chegar ao nível 2 do site, onde me é dado 5% de desconto permanente, mas para isso preciso de mais 100 pontos que consigo com 10 novos registos de utilizadores no web site que comentem livros pelo menos 1 vez. Além disto, sou reconhecido no site quando atinjo X recomendações sociais! Toda esta descrição faz parte da mecânica do jogo no site, “obriga-me” a trazer clientes, fazendo-me progredir no “Jogo” que por sua vez me traz recompensa pessoal. (Espantoso como a Gamificação faz as coisas andarem para a frente e ajuda o marketing de uma forma sensacional!).

Trazendo de volta o post anterior, qual seria a história para um web site de venda de livros gamificado? Poderia ser contada juntando a missão da empresa na venda dos livros, algo como servir o livro certo para as expectativas dos clientes, e ao mesmo tempo criar “aventuras” sobre determinados temas dos livros para os quais os utilizadores/clientes gostassem de comentar e dar as suas opiniões sobre os mesmos. Possivelmente, o número de comentários, o número de recomendações e o número de comentários bem avaliados seriam possivel fontes de pontos para promoções, descontos, badges, recompensas, etc. Os níveis seriam os descontos, que seriam também rewards ou recompensas, e um leaderboard de especialistas sobre temas no site! (Acho que já entrei demais na estratégia do marketing para um web site, mas foi para o bem da mecânica!).

Se a história é a descrição do mundo do jogo, a mecânica é sem dúvida a criação “física” desse mundo e como podemos “jogar” nele.

photo credit: szeke via photopin cc photo credit: EricGjerde via photopin cc

No Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bad Behavior has blocked 159 access attempts in the last 7 days.

Hyper Smash